Atividade de pesquisa no DATASUS, disciplina ministrada pelo professor Luís Carlos Carvalho.

Fazendo um levantamento de dados no Departamento de informática do Sistema Único de Saúde ( DATASUS) sobre hanseníase no maranhão, a frequência  foi de 4.387 casos no ano de 2019, sendo 2.633 deles de pessoas do sexo masculino e 1.754 do sexo feminino, os dados são visualizados na tabela 1, logo abaixo.

Tabela 1. Fonte: Ministério da Saúde/SVS - Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan Net

No ano de 2020 esse número diminuiu 42%, a frequência ficou em 2.568 casos, como mostra a tabela 2. Um fator que explica essa diminuição é a pandemia,  uma vez que as unidades de saúde estavam voltadas para o atendimento às pessoas vítimas da covid-19, como também o isolamento social, em que as pessoas deixaram de ir atrás de atendimento, resultando em subnotificação.
Tabela 2. Fonte: Ministério da Saúde/SVS - Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan Net

Tabela 3. Fonte: Ministério da Saúde/SVS - Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan Net

A tabela 3, mostra a frequência por escolaridade segundo o mês do diagnóstico. É importante pontuar que os níveis de escolaridade mais baixos possuem os maiores números de casos. O maior número de casos concentra no índice escolar de 1ª a 4ª série incompleto do ensino fundamental, representando 489 casos na somatória dos meses de janeiro a dezembro no período de 2020.

Do total de casos do estado, a capital São Luís e a cidade de Imperatriz somam 638 casos, o que representa 25% do total de casos do estado, no ano de 2020.

Na cidade de imperatriz, a faixa etária de 40 a 49 anos apresenta a maior frequência, com 27 relatos, em 2020. Observe a tabela 4, para ver a frequência por faixa etária da cidade.
Tabela 4. Fonte: Ministério da Saúde/SVS - Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan Net